Componentes do PC

1. Processador (CPU)

O microprocessador, popularmente chamado de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções, podemos dizer que o processador é o cérebro do computador por realizar todas estas funções, é tornar o computador inteligente.

Um microprocessador incorpora as funções de uma unidade central de computador (CPU) em um único circuito integrado, ou no máximo alguns circuitos integrados. É um dispositivo multifuncional programável que aceita dados digitais como entrada, processa de acordo com as instruções armazenadas em sua memória, e fornece resultados como saída. Microprocessadores operam com números e símbolos representados no sistema binário.

2. Mother Board (Placa Mãe)

A placa mãe é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador entre si, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, entre outros. É nela que são conectados todos estes componentes. Existem vários tipos de padrões de placas mãe, cada qual possui suas características, bem como tipo de soquete, barramento de memória, Chipset, conexões etc.

3. Memoria RAM

Memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.[1]
A memória RAM é um componente essencial não apenas nos computadores pessoais, mas em qualquer tipo de computador.
É usada pelo processador para armazenar os arquivos e programas que estão sendo processados. A quantidade de memória RAM disponível tem um grande efeito sobre o desempenho, já que sem uma quantidade suficiente dela o sistema passa a usar memória virtual, que é lenta. A principal característica da RAM é que ela é volátil, ou seja, os dados se perdem ao reiniciar o computador. Ao ligar é necessário refazer todo o processo de carregamento, em que o sistema operacional e aplicativos usados são transferidos do HD para a memória, onde podem ser executados pelo processador.[4]
Os chips de memória são vendidos na forma de pentes de memória. Existem pentes de várias capacidades, e normalmente as placas possuem dois ou três encaixes disponíveis. Há como instalar um pente de 1 GB junto com o de 512 MB que veio no micro para ter um total de 1536 MB, por exemplo.[4]

4. Placa de Vídeo

Placa de vídeo, também chamada de adaptador de vídeo ou aceleradora gráfica, é um componente de um computador que envia sinais deste para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em Bytes.
Nos computadores de baixo custo, as placas de vídeo estão incorporadas na placa-mãe (Onboard), não possuem memória dedicada, e por isso utilizam a memória viva(RAM) do sistema, normalmente denomina-se memória compartilhada. Como a memória viva(RAM) de sistema é geralmente mais lenta do que as utilizadas pelos fabricantes de placas de vídeo, e ainda dividem o barramento com o processadore outros periféricos para acessá-la, este método torna o sistema mais lento. Isso é notado especialmente quando se usam recursos tridimensionais ou de alta definição.
Já em computadores bons e mais sofisticados, o adaptador de vídeo pode ter um processador próprio , o GPU ou acelerador gráfico(Placa de Vídeo Off-Board). Trata-se de um processador capaz de gerar imagens e efeitos visuais tridimensionais, e acelerar os bidimensionais, aliviando o trabalho do processador principal e gerando um resultado final melhor e mais rápido.

5. Disco Rígido (HD)

Disco rígido ou disco duro, popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) ou winchester(termo em desuso), "memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados como pode exemplo seus arquivos salvos, músicas, vídeos, documentos etc.[1] O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa.[2] Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador. Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual. Existem vários tipos de interfaces para discos rígidos diferentes: IDE/ATASerial ATASCSI,Fibre channelSAS.

6. Unidade de DVD-RW e Blu-ray

São leitores e gravadores de mídias, a Unidade DVD-RW possui a capacidade de ler e gravar diversos tipos de CD´s e DVD´s. Já o Blu-ray é um novo tipo de Unidade de Leitura e gravação de Mídias(Disco Blu-ray), que possui uma capacidade muito maior se comparado a mídias de DVD normais. Como cada vez se tem mais velocidade nas Unidades de leitura e Gravação hoje em dia foi substituído o padrão IDE para o SATA, para ser ter um melhor proveito(desempenho da Unidade).

7. Fonte de Alimentação

Como já dito, as fontes de alimentação são equipamentos responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica aos dispositivos dos computadores. Para isso, convertem corrente alternada (AC - Alternating Current) - grossamente falando, a energia recebida por meio de geradores, como uma hidroelétrica - em corrente contínua (DC - Direct Current), uma tensão apropriada para uso em aparelhos eletrônicos. Assim, a energia que chega nas tomadas da sua casa em 110 V (Volts) ou 220 V é transformada em tensões como 5 V e 12 V.Por se tratar de um equipamento que gera campo eletromagnético (já que é capaz de trabalhar com frequências altas), as fontes devem ser blindadas para evitar interferência em outros aparelhos e no próprio computador.
Antes de ligar seu computador na rede elétrica, é de extrema importância verificar se o seletor de voltagem da fonte de alimentação corresponde à tensão da tomada (no Brasil, 110 V ou 220 V). Se o seletor estiver na posição errada, a fonte poderá ser danificada, assim como outros componentes da máquina. Menos comuns, há modelos de fontes que são capazes de fazer a seleção automaticamente.

8. Gabinete 
O Gabinete também conhecido como Torre(Tower), é considerado como uma "caixa" onde todas as peças aqui ditadas são colocadas, existem diversos tipos de gabinetes, os computadores mais robustos utilizam Gabinetes com melhores ventilação, espaço e etc. Existem Gabinetes para cada tipo de usuário bastam saber para qual necessidade este será usado como pode exemplo, para uso doméstico, gamer e etc. 
Share on Google Plus

About Willian

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário